Saúde

Fontes de vitaminas, minerais e fibras, as frutas são grandes aliadas na alimentação saudável

Amadas por uns e não tão queridas assim por outros, as frutas chamam atenção por possuírem vários benefícios para a saúde além de baixo valor calórico. Quem mantém uma alimentação saudável sabe que elas são uma peça fundamental na dieta. Fontes de vitaminas, minerais e fibras, esses alimentos são de extrema importância para que o nosso organismo seja capaz de nos defender de doenças e viroses.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que o desejável é que sejam consumidos diariamente entre 3 a 5 porções de frutas diferentes, dependendo da necessidade de cada pessoa. Segundo Flávius Marinho Vieira, nutrólogo da Unimed-BH, a fruta é importante porque ela também pode proporcionar hidratação ao corpo. “Elas possuem uma composição de água até maior do que outros alimentos”, diz.

Se a intenção na dieta é perder peso, o nutrólogo explica que o ideal é evitar as frutas com índice glicêmico elevado, como uva, banana, caqui, melancia e abacate. Já a maça, a pera, o melão, os morangos, a ameixa, a goiaba e o kiwi possuem baixo índice de glicemia.

Para quem fica fora de casa o dia inteiro e precisa levar as frutas para comer ao longo do dia, Flávius faz um alerta: “o grande problema são com as frutas que, depois de picadas, podem levar a oxidação. Não significa que ela perdeu a qualidade. Mas, se você guarda-las bem fechadinhas ou pingar algumas gotinhas de limão, elas vão ficar protegidas e não vão oxidar com facilidade”.

O nutrólogo explica que quando se come a fruta, ao invés de fazer um suco dela, você adquire muito mais fibras, vitaminas e proteínas. “Um suco de laranja, por exemplo, em 20 minutos ele pode perder toda a vitamina C com a exposição da luz. Então, o ideal é você consumir a fruta em si”, diz.

FONTE: ITATIAIA www.itatiaia.com.br

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close