Brasil

Barragem de água na Região Central de MG apresenta risco de rompimento, diz Defesa Civil

Estrutura na cidade de Datas pode ter risco agravado por causa das chuvas.

A Defesa Civil de Minas acompanha a situação de uma barragem de água destinada à irrigação, com característica de represa, localizada no município de Datas, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o boletim do órgão divulgado nesta quarta-feira (11), a barragem apresentou risco de rompimento, podendo este risco ser agravado por causa de chuvas.

Em vistoria realizada na estrutura, o Corpo de Bombeiros detectou diversas rachaduras no barramento de terra. Em outro ponto da represa, onde há um escoamento por manilha, foi verificado que houve um carreamento de parte do barramento ao redor da saída deste escoamento. Uma equipe da Defesa Civil Estadual se deslocou até o município para assessorar tecnicamente às autoridades locais.

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, uma vistoria da Defesa Civil é feita na região, na manhã desta quarta, junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), para confirmar a segurança da estrutura.

“Devido às chuvas, a barragem teria elevado muito a água e corria risco de romper. Na noite passada, o engenheiro da prefeitura atestou que o próprio fazendeiro teria colocado máquinas para retirar água, e teria baixado de 1,5m para 0,5m de água. Isso teria normalizado a barragem. Se o barramento não estiver seguro, nós iremos adotar a evacuação de três famílias que estão abaixo dessa barragem”, afirmou Godinho.

As famílias já foram avisadas, na noite de terça-feira, sobre a possibilidade de saída. A resposta das autoridades deve sair até o fim da manhã ou início desta tarde.

O próprio proprietário elevou o barramento para represar água usada para irrigação. Na região, planta-se muita batata e morango. O município de Datas fica perto de Milho Verde e Serro.

Ainda segundo o tenente-coronel, a barragem tem aproximadamente 200 mil metros de água. Ele frisou que é uma quantidade considerável de água, apesar não de ter dano potencial alto.

FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/12/11/barragem-de-agua-na-regiao-central-de-mg-apresenta-risco-de-rompimento-diz-defesa-civil.ghtml

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close