Educação

Enem 2019: horários, dicas e o que levar para o primeiro dia de provas neste domingo

Exame Nacional do Ensino Médio tem primeira etapa com provas sobre Linguagens, Ciências Humanas e redação

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 vai movimentar estudantes em todo o país neste domingo (3). A avaliação vai envolver 5 milhões de estudantes no Brasil. A prova será dividida em dois dias: neste domingo e no próximo (10).

No total, os estudantes vão responder a 180 perguntas e elaborar uma redação sobre um tema a ser informado no caderno de provas deste primeiro dia. Florianópolis é a cidade do Estado com o maior número de inscritos: 12,7 mil estudantes cadastrados.

Enem 2019: liberada consulta aos locais de provas dos candidatos

O Enem avalia o desempenho do estudante ao final do ensino médio e pode colaborar para o ingresso no ensino superior pelo programa Sisu e para receber auxílios por meio de programa de financiamento e apoio estudantil.

Neste sábado, véspera do primeiro dia de provas, ocorre um aulão gratuito de preparação para o Enem, em Florianópolis. O encontro é gratuito, mas é preciso fazer inscrição prévia no site porque as vagas são limitadas.

Confira abaixo informações e dicas sobre a prova:

A prova do Enem

– 180 perguntas: O Enem 2019 é dividido em quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, sobre quatro diferentes áreas do conhecimento, totalizando 180 perguntas. O exame é aplicado em dois dias.

– Provas em dois dias: Neste domingo, os alunos vão responder os questionamentos das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, com conteúdos como Língua Portuguesa e Artes, e também elaborar a redação. No próximo domingo, dia 10, será a vez dos testes sobre Matemática e Ciências da Natureza.

– A redação. Alvo de boa parte das preocupações de quem vai fazer o exame, a redação será feita já neste domingo. O texto precisa ter o mínimo de sete linhas, o máximo de 30 e precisa ser dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema apresentada pela equipe que elaborou a prova.

– O tema. Este será o primeiro Enem comandado pela equipe do atual governo e o tema da redação provoca curiosidade entre professores. A aposta é de que a temática desvie de temas espinhos ou controversos na visão da atual gestão do governo federal. Nos últimos anos, as redações do Enem tiveram temas como racismo, intolerância religiosa, violência contra a mulher e publicidade para crianças.

– Horários.

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Das 13h às 13h30min: procedimentos de segurança na sala de prova.

13h30min: início das provas

19h: término das provas

No segundo domingo de provas, dia 10, os horários se repetem, com exceção do final da prova. Como não há redação, os alunos terão meia hora a menos para responder as questões – a prova vai até as 18h30min.

Dicas para os estudantes

– Nada de eletrônicos. Entre as novidades desta edição do Enem está a previsão de eliminação do participante que deixar qualquer aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação da prova.

– Lanches registrados. Além disso, os lanches levados pelos alunos também serão registrados e vistoriados pelos fiscais no dia da prova.

– O que levar? Caneta esferográfica preta com tubo transparente, documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte, a carteira de estudante não é considerada documento oficial) e comprovante de inscrição, que pode ser obtido no site do Enem.

– O que não levar? Caneta em que o tubo não é transparente, lápis, borracha, bloco de notas, boné, gorro, calculadora, celular ou outros aparelhos eletrônicos, relógio e outros. A organização recomenda comparecer na prova somente com o documento, caneta preta com tubo transparente e o comprovante de inscrição. Mas caso o candidato leve celular ou qualquer outro objeto proibido pelo edital, eles ficarão dentro de sacos plásticos fechados que serão cedidos pela organização da prova.

– Resultados. O gabarito das provas será divulgado no dia 13 de novembro. Já os resultados individuais saem em janeiro de 2020. Para os chamados treineiros, que fazem o Enem apenas para se ambientarem com a prova porque não vão concluir o Ensino Médio até o fim do ano, os resultados devem sair apenas em março do próximo ano.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close