Esportes

Início do Atlético no Brasileirão é o melhor do clube desde 2007; comentaristas da Itatiaia analisam

A campanha inicial do Atlético no Campeonato Brasileiro 2019 é a melhor do clube no formato de pontos corridos com 20 times, considerando as cinco primeiras rodadas. Após perder o Estadual e ser eliminado precocemente na fase de grupos da Libertadores, a equipe iniciou a competição nacional desacreditada e com um técnico interino. Apesar do cenário desfavorável, o time surpreende e soma 12 pontos em 15 possíveis. São quatro vitórias e uma derrota.

O Brasileirão neste formato começou a ser disputado em 2006. Até então, o melhor começo do Galo foi nas edições de 2012 e 2015, quando somou dez pontos nas cinco primeiras partidas. Coincidentemente, os alvinegros terminaram as duas temporadas com o vice-campeonato.

O Atlético também registrou um bom começo nas edições de 2009 e 2011, com oito pontos ganhos.

Após vencer o Flamengo por 2 a 1 no Independência, o time do técnico Rodrigo Santana terá pela frente o Grêmio, uma das equipes com o melhor elenco do futebol brasileiro, na sexta rodada. A partida será neste sábado (25), às 19h, em Porto Alegre.

Apesar do início surpreendente do Brasileirão, os comentaristas da Itatiaia destacam que o time precisa de reforços para realmente brigar na ponta.

Júnior Brasil:

É uma campanha de pé no chão. O Atlético pegou equipes, teoricamente, que tinha a obrigação de ganhar e depois, quando a tabela endureceu, ganhou na hora que precisava diante de um adversário que postula o título Brasileiro, o Flamengo. Atribuo muito isso ao trabalho do Rodrigo Santana, que trouxe organização ao time, e entendo que ele deve continuar. Contudo, o time precisa de reforços, de qualificações. A gente vai sentir dificuldades na equipe talvez daqui para frente, porque o início foi muito bom e surpreendente, mas dizer que o Atlético vai chegar e brigar pelo G4? Não. Mas pode, sim, brigar por uma vaga na Libertadores, porque há um prolongamento: G6, G7 e por aí vai. Acredito que o time, se tiver reforços e jogar nessa pegada de entrega e vontade, pode sim ter um campeonato decente.

Leonardo Figueiredo:

O início de Brasileiro do Galo é muito bom. É merecedor de elogio, sim, porque está brigando na ponta um time que mudou o treinador no ano, que não recebeu grandes reforços, em um Campeonato Brasileiro que tem o Cruzeiro com um elenco muito forte. Palmeiras, Flamengo e Grêmio estão com um time muito forte. E o Atlético está ali, em cima, brigando. É digno de elogios. O que paira no ar é se esse time vai conseguir sobreviver ali em cima. É se o Atlético tem elenco para passar pelas dificuldades do Campeonato Brasileiro, perdendo jogadores por lesão e cartão, disputando outras competições. Essa é a grande dúvida. Por isso é tão difícil responder essa pergunta hoje: se o Galo briga por um G4 e o que o time vai fazer no Brasileiro. Se o Atlético conseguir contratar umas duas ou três boas peças, jogadores pra enriquecer esse elenco, ele pode brigar lá em cima. Mas se o Atlético não investir e continuar com o mesmo elenco, será muito difícil e até de certa forma surpreendente que ele se mantenha na ponta, no G4, pelo menos, do Campeonato Brasileiro.

Cadu Doné:

Fazer previsões nesse momento do Campeonato Brasileiro é um pouco perigoso porque o nosso país tem um futebol muito instável. Os times podem perder jogadores, podem contratar na janela do meio do ano. Por exemplo, o Grêmio começou muito mal mas era apontado como um dos favoritos e pode perder o Everton Cebolinha. O Flamengo, que é um time muito forte, foi derrotado pelo Atlético no final de semana mas pode se tornar ainda mais poderoso contratando alguns laterais de renome: Rafinha, do Bayern de Munique, e talvez o Filipe Luís.

Então, por essa instabilidade dos jogadores que saem e entram no meio do campeonato, fica mais complicado fazer uma previsão. Você avalia um time como muito forte hoje, daqui a pouco ele pode perder jogadores fundamentais e acabar se tornando menos competitivo. Fazendo essa ressalva, e também colocando outro ponto que pode gerar incerteza no futebol brasileiro, que é quais competições alguns clubes vão priorizar (Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio Flamengo estão na Libertadores), acho que dá para considerar, sim, como positivo esse início do Atlético.  Acho cedo para colocar que o time briga pelo título, por exemplo, pelas dificuldades que tem de elenco, mas brigar por Libertadores, até por um G-4, me parece plausível. Mas, ao mesmo tempo, acho que é bom ter pé no chão, porque é complicado fazer certas exaltações. É bom esperar um pouquinho mais porque está tudo muito maluco no futebol brasileiro, as coisas muito instáveis e acho que o elenco do Atlético ainda desperta certas dúvidas. Não é tão ruim como muita gente coloca, mas ainda não passa essa certeza toda para a gente cravar que vai brigar lá em cima da tabela.

Confira as campanhas do Galo nas primeiras cinco rodadas:

2019
Atlético 2 x 1 Avaí
Vasco 2 x 1 Atlético
Ceará 2 x 1 Atlético
Atlético 0 x 2 Palmeiras
Atlético 2 x 1 Flamengo
Total: 12 pontos

2018
Vasco 2 x 1 Atlético
Atlético 2 x 1 Vitória
Atlético 1 x 0 Corinthians
São Paulo 2 x 2 Atlético
Atlhetico 1 x 2 Atlético
Total: 10 pontos

2017
Flamengo 1 x 1 Atlético
Atlético 1 x 2 Fluminense
Atlético 2 x 2 Ponte Preta
Palmeiras 0 x 0 Atlético
Atlético 1 x 0 Avai
Total: 6 pontos 

2016
Atlético 1 x 0  Santos
Athletico-PR 1 x 1  Atlético
Atlético 0 x 3  Grêmio
Vitória 1 x 1  Atlético
Atlético 1 x 1  Fluminense
Total: 6 pontos

2015
Palmeiras  2 x 2  Atlético
Atlético 4 x 1  Fluminense
Athletico-PR 1 x0  Atlético
Atlético 3 x 0  Vasco
Avaí  1 x 4  Atlético
Total: 10 pontos

2014
Atlético 0 x 0  Corinthians
Grêmio 2 x 1  Atlético
Atlético 0 x 1  Goiás
Atlético 2 x 1  Cruzeiro
Santos 1 x 2  Atlético
Total: 7 pontos

2013
Coritiba 2 x 1Atlético
Atlético 2 x 0 Grêmio
Atlético 0 x 0 São Paulo
Vasco 2 x 0 Atlético
Santos 1 x 0 Atlético
Total: 4 pontos

2012
Ponte Preta 0 x 1  Atlético
Atlético 1 x 0  Corinthians
Atlético 1 x 1  Bahia
Palmeiras 0 x 1  Atlético
São Paulo 1 x 0  Atlético
Total: 10 pontos

2011
Atlético 3 x 0  Atlético-PR
Avaí  1 x 3  Atlético
Atlético 0 x 1  São Paulo
Bahia 1 x 1  Atlético
Atlético 2 x 2  Atlético-GO
Total: 8 pontos 

2010
Atlético 2 x 1  Vasco
Grêmio Prudente 4 x 0  Atlético
Atlético 3 x 1 Athletico-PR
Vitória  4 x 3  Atlético
Atlético 1 x 3  Fluminense
Total: 6 pontos

2009
Avaí  2 x 2  Atlético
Atlético  2 x 1  Grêmio
Sport  2 x 3  Atlético
Atlético  0 x 0  Santo André
Atlético-PR  0 x 4  Atlético
Total: 8 pontos

2008
Atlético  0 x 0  Fluminense
Goiás  1 x 1  Atlético
Athletico-PR  1 x 1  Atlético
Atlético  2 x 0  Portuguesa
São Paulo  5 x 1  Atlético
Total: 6 pontos

2007
Atlético  2 x 1  Náutico
Botafogo  2 x 1  Atlético
Corinthians  0 x 0  Atlético
Atlético 1 x 1  Athletico-PR
São Paulo  0 x 1  Atlético
Total: 8 pontos

Fonte: Itatiaia www.itatiaia.com.br

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close