Saúde

Cirurgia simples pode dar fim às dores provocadas pela enxaqueca

A enxaqueca crônica é uma das doenças mais incapacitantes, o mesmo nível da tetraplegia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). O sofrimento é intenso e o prejuízo é grande em relação às atividades de rotina.

De acordo com a OMS, 15% da população mundial sofrem com a doença. No Brasil são cerca de 30 milhões de pessoas. Estresse, obesidade, sono inadequado, jejum, alguns alimentos, cheiros fortes e tempo seco são os principais desencadeadores de uma crise de enxaqueca.

Mas a solução para as terríveis dores pode vir em tratamento cirúrgico descoberto nos Estados Unidos. Consiste na descompressão das terminações nervosas que ficam abaixo da pele. O procedimento é realizado por cirurgiões plásticos.

“Com a descompressão do nervo, que fica irritado e manda o impulso para desencadear as crises de dor, ele vai deixar de sofrer essa irritação e não vai haver o estímulo para o início da dor. Normalmente, o paciente para de sentir dor ou sente dores menos intensas”, explica Pedro Bersã, cirurgião plástico.

O médico destaca que a recuperação da cirurgia é simples, já que não se trata de uma neurocirurgia. O procedimento não é dentro da cabeça, é abaixo da pele. “É bem simples, tem duração de duas horas e meia e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. Em relação a termos financeiros, o procedimento é bem acessível”, diz.

 

Fonte: Itatiaia www.itatiaia.com.br

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close