Educação

Veja como a alimentação pode ajudar no preparo físico para a prova do Enem

Não basta ter um plano de estudos bem programado para a reta final antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ser bem-sucedido e conquistar a sonhada vaga na universidade. O estudante também deve ter uma atenção especial com a alimentação antes e durante o exame, realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Afinal, quanto mais saudável estiver durante a maratona de questões, melhor será o rendimento.

De acordo com Natália Teixeira, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Promove, o candidato deve evitar comer em lugares que não conhece nos dias que antecedem a prova. “Se alguém se alimenta com uma comida estragada e tem infecção alimentar, poderá ter vômito e diarreia, correndo o risco de ficar debilitado até o dia da prova. Corre-se o risco até mesmo de não fazer a prova”, explica. O ideal é comer alimentos caseiros ou de restaurantes e lanchonetes já bem conhecidos.

No dia da prova, vale a pena investir em um café da manhã consistente, com alimentos que o estudante já está acostumado a consumir nas primeiras horas do dia. Café, suco, leite e pão são bem-vindos na refeição. “No domingo, é comum algumas pessoas comerem alimentos que sobraram do dia anterior, como pizza. Não recomendo fazer isso no dia do Enem, pois o estudante pode se sentir mal com alimentos gordurosos e condimentados”, afirma.

Como a prova tem início à tarde, vale a pena almoçar, segundo Natália, para não correr o risco de sentir muita fome durante o exame. “Escolha uma refeição completa e equilibrada. Pode ser arroz, feijão, carne e salada. O importante é escolher alimentos que oferecem uma maior saciedade. Se comer só salada, terá fome mais rapidamente. É bom o prato ter alguma proteína e um cereal integral”, aconselha.

Durante o exame, é importante ir munido com água e um lanchinho. O chocolate é sempre bem-vindo, mas Natália recomenda dar preferência para aqueles que possuem menos açúcar e mais cacau. Também vale a pena levar um sanduíche produzido no mesmo dia, sem ingredientes que podem estragar com o calor – como a maionese.

Para hidratar, não há melhor opção do que a água. “Evite alimentos muito doces ou muito salgados. Eles vão provocar maior sede, a pessoa vai beber mais água e ficar com mais vontade de ir ao banheiro, atrapalhando o rendimento na prova”, explica Natália.

 

Fonte: Hoje em Dia www.hojeemdia.com.br

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close