Esportes

Campeonato Mineiro 2019 terá VAR a partir das semifinais em estádios homologados

O Campeonato Mineiro terá uma novidade no ano que vem. Em reunião do Conselho Técnico da competição, na tarde desta terça-feira, na Federação Mineira de Futebol (FMF), os clubes definiram que nas semifinais e finais terá o árbitro de vídeo (VAR). No entanto, a tecnologia será utilizada somente em estádios homologados, ou seja, com estrutura suficiente para receber os equipamentos, que ficará sob a responsabilidade das equipes.

A FMF informou que pretende custear os valores para utilização do árbitro de vídeo na fase final da competição.

Ouça acima a reportagem completa de Fabrício Calazans

Serão 16 datas para a disputa do Módulo I do Campeonato Mineiro 2019. A competição começa no dia 20 de janeiro e termina em 21 de abril. A fórmula de disputa será a mesma deste ano: a fase classificatória terá 11 rodadas, com oito dos 12 clubes avançando às quartas de final, que será em jogo único. Duas equipes serão rebaixadas para o Módulo II do Estadual. Já as semifinais e finais acontecerão em partidas de ida e volta com o uso do VAR nos estádios apropriados para receber a tecnologia.

Representado pelo supervisor administrativo, Benecy Queiroz, o Cruzeiro solicitou a redução do número de datas do Campeonato Mineiro em 2019, eliminando as quartas de final. Contudo, o presidente da FMF, Adriano Aro, esclareceu que o pedido só poderia ser aceito se todos os clubes concordassem. O diretor de futebol do Tupynambás, Alberto Simão, negou a proposta argumentando que a fase ocupa apenas uma data no calendário e que ela valoriza a fase classificatória até a última rodada, pois oito dos 12 clubes avançam.

As quartas de final deverão ser disputadas em estádios com capacidade mínima para 10 mil torcedores. A proposta, feita pelo Boa Esporte, foi aceita pela maioria dos clubes.

Ficou definido ainda que não haverá data limite para inscrição de jogadores no Estadual. A proposta foi aceita por todos os clubes.

Estiveram presentes na reunião na FMF: Ricardo Drubscky (América); Lucas Ottoni (Atlético); Beneci Queiroz (Cruzeiro); Nicanor Pires (Tupi); Lane Gaviolle (Tombense); Juliano Rocha (URT); Alberto Simão (Tupynambás); Vinícius Morais (Guarani); Pedro Henrique (Villa Nova); Sérgio Lemos (Caldense); Maurício Cunha (Patrocinense); Rildo Moraes (Boa Esporte).

Divulgação/FMF

 

Fonte: Itatiaia www.itatiaia.com.br

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close