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Corrida e caminhada exigem preparação para evitar lesões nos membros inferiores

Faltam quatro dias para a Corrida Itatiaia e você que pretende participar deve ficar de olho em dicas que possam te ajudar a completar as provas de corrida ou de caminhada com segurança.

O educador físico Diogo Fiorini, da Companhia Atlética, recomenda que, antes do início da corrida, seja feito corretamente o aquecimento. “Ele é fundamental; antes da corrida ou da caminhada é preciso aquecer. Se for um dia mais frio ou muito cedo, onde a temperatura ambiente está mais baixa, é preciso fazer um bom aquecimento, que dure de 5 a 10 minutos”, aconselhou.

É importante ficar atento aos sinais do seu corpo para saber se você está no limite na execução da atividade física. “Para quem tem pouca experiência com a corrida, a dica é fazer o teste da fala para saber determinar a intensidade da atividade. Então, se eu estou correndo e estou conseguindo conversar com meu colega, a intensidade está boa. Mas se estou correndo e não estou conseguindo mais falar, a corrida está com intensidade alta, já com exaustão”, detalha Diogo.

Tanto a corrida quanto a caminhada exigem muito dos membros inferiores; as musculaturas e as articulações são bastante exigidas. Para quem não tem acompanhamento profissional nem costume de praticar essas atividades, deve redobrar a atenção para não se lesionar: “Principalmente tornozelos, joelhos e quadris são as articulações mais exigidas, por isso, devemos tomar mais cuidado. O volume vai impactar demais porque, quanto mais eu corro, mais tempo eu tenho de exposição ao exercício, o que pode causar lesão. Da mesma forma as musculaturas mais exigidas durante a corrida e caminhada são panturrilha e posterior de coxa”, explica o educador.

CORRIDA ITATIAIA 

A corrida Itatiaia promete parar a Praça Nova, na Pampulha, no próximo domingo, dia 23 de setembro. O objetivo é promover saúde, bem-estar e confraternização entre corredores, ouvintes e funcionários da Rádio Itatiaia.

O Primeiro Time do Rádio estará de olho no seu desempenho no asfalto.  A abertura do evento será às 7h. Os alongamentos começam 10 minutos antes das corridas, que iniciam às 8h, com a largada de 5 km, seguida pelas corridas  de 10 km e 15 km, encerrando com a caminhada de 2 km.

Bora começar o aquecimento? Te esperamos no domingo!

Fonte: Itatiaia www.itatiaia.com.br

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