Saúde

Falta de tempo e dinheiro não são desculpas para falta de atividade física

Não é novidade para ninguém que a prática de atividade física é essencial para evitar doenças graves e melhorar a qualidade de vida, de um modo geral. Mas a rotina apertada de trabalho, estudos, atividades domésticas e até a falta de recursos financeiros dificultam essa prática saudável regularmente. Você sabia que cerca de 20 minutos, por dia, de exercício físico leve já faz bem para a saúde? E o melhor, sem gastar dinheiro.

De acordo com Kenya Paula Moreira Oliveira, coordenadora do curso de educação física do UniBH, o ideal é que qualquer atividade física seja realizada com acompanhamento profissional, mas em caso de falta de recursos financeiros para isso é melhor fazer atividades mais moderadas do que optar pelo sedentarismo. “As pessoas podem fazer atividades físicas mais leves, como uma caminhada, por exemplo. Evitar exercícios mais intensos, como corrida, porque há riscos de lesões por falta de orientações profissionais”, detalha.

“As academias, ao ar livre, espalhadas pelas praças de Belo Horizonte, podem ser boas aliadas. Os aparelhos destas academias são bem simples, as pessoas podem fazer exercícios sem riscos de lesões. Isso porque esses equipamentos propiciam atividades de intensidade bem baixa”, explica.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o equivalente a cerca de 20 minutos por dia, é o suficiente para tornar os hábitos de vida mais saudáveis. Ainda segundo a OMS, em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes, não praticam atividade física suficiente. A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano entre 30 e 70 anos.

CORRIDA ITATIAIA 

A corrida Itatiaia promete parar a Praça Nova, na Pampulha, no próximo domingo, dia 23 de setembro, para promover saúde, bem-estar e, confraternização entre corredores, ouvintes e funcionários da Rádio Itatiaia.

O Primeiro Time do Rádio estará de olho no seu desempenho no asfalto.  A abertura do evento será às 7h. Os alongamentos começam 10 minutos antes das corridas, que iniciam às 8h, com a largada de 5 km, seguida pelas corridas  de 10 km e 15 km, encerrando com a caminhada de 2 km.

Bora começar o aquecimento? Corre lá que ainda dá tempo de fazer sua inscrição. Clique aqui para garantir o seu!

3º Lote – R$ 75,00 de 17/08 até 22/09 (ou enquanto houver vagas)

 

Fonte: Itatiaia www.itatiaia.com.br

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close