Saúde

Brasil assina acordo com 11 países para investir na prevenção e redução de AVC até 2030

Na semana em que é lembrado o dia Mundial de Combate ao Colesterol, o Brasil assinou a Carta de Gramado com mais onze países da América Latina, se comprometendo a investir na prevenção e redução do Acidente Vascular Cerebral (AVC) até 2030. O colesterol é um dos maiores causadores do AVC, chamado popularmente de derrame.

Além do Brasil, a carta também foi assinada por Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai durante o Encontro Interministerial Latinoamericano de AVC, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Ministério da Saúde, os países se comprometem a proporcionar educação à população quanto aos sinais de alerta da doença, urgência no tratamento e controle dos fatores de risco, promover ambientes seguros e saudáveis para estimular a realização de atividade física, implantar políticas para o controle do tabaco, estimular a alimentação saudável e o controle de peso. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, dentre os compromissos assumidos na carta está também a criação de estratégias de identificação de fatores de risco com tratamentos, como hipertensão e diabetes.

O AVC ocorre quando há entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Segundo o cardiologista da Unimed-BH José Pedro Jorge Filho, os fatores de risco que podem causar o AVC são hereditariedade, sedentarismo e péssimos hábitos alimentares como o excesso do consumo de sal e gordura, que podem causar a hipertensão arterial e o alto colesterol.

O médico destaca também que são doenças silenciosas e muitas vezes não apresentam sintomas, mas podem causar problemas graves como o derrame. “Muitas vezes a pessoa tem problemas de pressão alta e colesterol e nem sabe, só descobre quando tem um AVC”, alerta.

A prática de atividades físicas regularmente e a adoção de uma dieta saudável e balanceada são essenciais para a prevenção do alto colesterol, da pressão alta e, consequentemente, do AVC.

Cuide-se!

 

Fonte: Itatiaia www.itatiaia.com.br

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close