Saúde

No dia mundial de combate ao colesterol, saiba prevenir e qual tipo desencadeia doenças

A quarta-feira é marcada pelo dia Mundial de Combate ao Colesterol. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 18 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas de doenças do coração, como ataques cardíacos e derrames. A entidade alerta que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com controle maior da pressão arterial e do colesterol alto.

Segundo o cardiologista Celson Antônio Tafuri, o colesterol é uma substância essencial para nosso organismo. Em excesso é um fator que desencadeia doenças do coração e do cérebro.  É importante destacar que o colesterol ruim, chamado LDL, deve ter índice máximo de 130 mg/dl, o que significa 130 miligramas de colesterol por decilitro de sangue.

“A principal causa do aumento do colesterol ruim em nosso organismo é a alimentação errada, os fast-foods principalmente. O colesterol ruim também está nos produtos com gorduras saturadas, como leite integral, manteigas, embutidos e carnes gordurosas – vale o alerta para carnes de porco e de boi. Um sanduíche é uma bomba de colesterol ruim para nossa saúde; ainda tem o colesterol do ovo, do bife, da batata frita, maionese e catchup. Para se ter uma ideia, somente um ovo tem 300mg/dl de colesterol ruim, o dobro do que se deve consumir diariamente”, alerta o especialista.

Prevenção

De acordo com o médico, para evitar o aumento do colesterol ruim, é necessário ter uma dieta saudável, evitando carne gordurosa, principalmente carne de boi. Se for consumir, que seja sem gordura. Dê preferência às carnes brancas, que são as carnes com o menor teor de gordura, o peixe é a melhor carne para o nosso organismo; aumente a quantidade de vegetais na alimentação – é muito importante. Além disso, a atividade física regular é essencial, faz muito bem à saúde de qualquer pessoa.

 

Fonte: Itatiaia www.itatiaia.com.br

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close