Saúde

Tônico que reverte calvície criado pela UFMG será vendido em drogarias de BH no próximo sábado

O calvos de plantão que estão buscando um lugar para comprar o cosmético criado pela UFMG que promete reverter a queda de cabelo e devolver o crescimento aos fios já podem comemorar. O Sanctio começará a ser comercializado em lojas físicas de Belo Horizonte ainda nesta semana. Até então, ele só era encontrado em lojas virtuais e o prazo de entrega podia ultrapassar 15 dias.

A novidade foi confirmada pela Yeva Cosmétiques, empresa localizada no interior de Minas que é a responsável pela fabricação do tônico capilar. Na capital mineira, o Sanctio será vendido nas Drogarias Araujo. A expectativa da rede é de que o cosmético esteja disponível nas prateleiras a partir de sábado (4) em unidades com setor de dermacosméticos.

Além de combater a calvíce, o tônico desenvolvido pela UFMG também promete não causar efeitos colaterais. Segundo pesquisadores, o uso do cosmético não causa queimação, coceira, descamação do couro cabeludo, impotência ou aumento das mamas, típicos de produtos que tratam a calvície.

Sucesso

A aceitação do tônico capilar foi tão grande que a empresa não descarta abrir uma nova fábrica. “A procura está sendo enorme tanto no Brasil quanto fora do país. Teve gente do Canadá em busca do produto. Por isso, estamos pensando em expandir para vender fora do Brasil”, relata a gerente de marketing da Yeva, Maria Cristina Batista.

Com a demanda crescente, a fábrica sediada em Itaúna, na região Oeste de Minas, teve que fazer novas contratações para conseguir atender à demanda. “Tivemos que contratar funcionários na expedição e no e-commerce. E ainda vamos fazer novas contratações”, adianta.

Antes de iniciar as vendas on-line, no ínico do mês passado, a Yeva já fazia estoque do Sanctio para conseguir atender ao mercado. Mas a procura surpreendeu e foi maior do que o esperado. “Fizemos um estoque inicial de 60 mil unidades”, revela. Hoje a produção está a todo vapor e a empresa, que vende o tônico apenas para varejistas, garante que dá conta de atender todos os clientes. O preço final para o consumidor é de R$ 149 para o frasco de 20 ml.

Sanctio - Tônico Capilar

O produto pode ser adquirido através da internet por R$ 149

Eficácia

Já no mercado desde o início de julho, o Sanctio foi testado em dois momentos distintos para verificar a ocorrência de alergias e outros efeitos colaterais. Inicialmente, 90 voluntários utilizaram o cosmético. Em seguida, 60 pessoas aplicaram o produto em casa, por três meses.

Segundo Robson Santos, professor da UFMG e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCTN), a utilização é segura, já que os componentes da fórmula são produzidos pelo próprio organismo, como os peptídeos. “Não há efeito colateral conhecido até o momento. Testamos em avaliações individuais, mas a resposta depende do organismo de cada pessoa”, destaca o pesquisador.

Robson Santos destaca que o resultado não é imediato, sendo observado cerca de três meses após o início do uso

Robson Santos destaca que o resultado não é imediato, sendo observado cerca de três meses após o início do uso

Princípio

Problema que afeta metade dos homens do planeta, conforme a Organização Mundial de Saúde, a calvície é tratada com substâncias como minoxidil, alfaestradiol e finasterida. No entanto, esses produtos podem trazer reações adversas para o usuário, tanto para a pele quanto problemas de ejaculação e ereção e diminuição do desejo sexual.

O tônico capilar desenvolvido pela UFMG possui substâncias bioativas (naturais) e tem como diferencial o uso de nanotecnologia. “O princípio ativo do Sanctio favorece o fluxo sanguíneo para o folículo piloso, tem uma atividade antioxidante e, além disso, previne morte celular. Com essas três propriedades, exerce um efeito anticalvície”, explica Robson Santos.  (Colaborou Malú Damázio)

 

Fonte: Hoje em Dia www.hojeemdia.com.br

 

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close