Educação

Qual a diferença de Força Nacional e Forças Armadas

Após Michel Temer anunciar o uso da Força Nacional de Segurança Pública, entenda a diferença entre os órgãos

Na manifestação e greve dos caminhoneiros que assolaram o país, o presidente Michel Temer (MDB) exigiu a ação da Força Nacional de Segurança Pública. Muitos se perguntaram se essa ação se remeteria à convocação do Exército Brasileiro. No entanto, os dois grupos são diferentes.

O que é Força Nacional de Segurança Pública?

Força Nacional de Segurança Pública é um órgão de cooperação federativa que tende preservar a ordem pública, a segurança pública e o patrimônio público.

De acordo com o Ministério da Justiça, essa tropa pode ser colocada como uma tropa de “pronta-resposta”.

Quando a Força Nacional é chamada?

Ela só é chamada em casos de emergência e calamidade pública, além de operações ambientais. Esse órgão trabalha em conjunto com as instituições de segurança pública de qualquer órgão do país, com o propósito de resolver os mais variados tipos de conflitos.

Quem forma a Força Nacional?

Ela é formada por policiais federais e policiais de segurança estaduais, como policiais militares, civis e bombeiros.

Quando foi criada a Força Nacional?

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004, durante o governo Lula, através do Decreto 5.289. Para a criação, foi inspirada no modelo das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como pilar a cooperação dos estados-membros para resolução dos conflitos.

Quando a Força Nacional pode atuar?

A Força Nacional só pode atuar com a autorização do Ministro da Justiça e a pedido dos governadores estaduais. Somente no caso do Distrito Federal, o pedido pode ser feito por qualquer ministro de Estado. No decreto, a atuação da Força é estabelecida como “planejado e episódico”, ou seja, é preciso ter um prazo claro, área geográfica delimitada e ações delineadas.

O que é Forças Armadas?

Agora, se tratando das Forças Armadas, ou Exército, é uma organização que está sob autoridade do Ministério da Defesa e do Presidente da República.

Entenda a estrutura das Forças Armadas

O Exército possui um sistema concreto e uma estrutura específica para que possam atender às demandas e atribuições constitucionais, possuindo três vertentes: Exército Brasileio, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira (FAB). Todos esses três pilares se espalham pelo território brasileiro.

Qual a função do Exército?

Eles são responsáveis pela defesa do Brasil, atuam sob autoridade do presidente da República.

As funções do Exército Brasileiro asseguram a integridade e segurança do território nacional, defendem os interesses e recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros; protegem os cidadãos brasileiros e os bens nacionais, garantindo assim a segurança e soberania da nação.

*Sob supervisão de Cândido Henrique Silva
Fonte: O Tempo

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close